sexta-feira, 24 de julho de 2009

Sopa de Cebola




Esta sopa é para quem quer se esquentar muito neste inverno. A receita vi no programa Menu Confiança do Claude Troisgros e tentei reproduzir sem a cachaça e o paio que substitui por linguicinha defumada. Ficou deliciosa e não esqueçam da mostarda, fiz uma com e outra sem e acreditem, ela é que faz toda a diferença.

Ingredientes:

6 Cebolas grandes (2 Picadas em cubos e 4 em rodelas)
3 Dentes de alho picados
120g de Linguicinha defumada em rodelas
1 Lt de Caldo de frango
200 Ml de vinho branco seco
3 Colheres de sopa de manteiga
3 a 4 Colheres de sopa de farinha de trigo
4 cravos
1 Bouquet garni (2 folhas de louro, 1 ramo de tomilho e 1 ramo de salsa amarrados com um barbante) coloquei também folhas do talo de alho poró
8 colheres de mostrada Dijon

Torradas de baguete, pão fracês ou italiano (fiz com o italiano)
250g de queijo gruyère
4 Colheres de azeite
Sal a gosto


Preparo:


Derreta a manteiga, coloque a cebola, o alho e o azeite e deixe caramelizar sempre mexendo. Acrescente o vinho e a linguicinha e deixe reduzir. Dilua a farinha de trigo no caldo de frango, junte ao refogado e deixe ferver em fogo baixo durante 15 a 20 minutos junto com os cravos e o bouquet até que o caldo esteja consistente. Se precisar acrescente mais farinha.
Coloque a sopa em cumbucas e passe a mostarda nas torradas que devem cubrir totalmente o caldo e depois com o queijo que deve cubrir totalmente as torradas. Ponha no forno pré aquecido a 180g por cerca de 20 minutos ou até gratinar.


Uma confusão. É o queijo que mistura com a mostarda, que mistura com a cebola, que mistura com o pão, que mistura com o caldinho... Imaginem só.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More