sábado, 18 de julho de 2009

Bacalhau ao alho, purê de batata com cream cheese e legumes assados.


Se tem algo que gosto muito é bacalhau. Minha receita preferida é gratinado com catupiry no forno a lenha. Desta vez fiz uma receita mais básica e rápida.

Ingredientes para 4 pessoas:

1 Kg de lombo de bacalhau dessalgado e cortado em 4 postas sem pele
1 Kg de batatas grandes
250g de ervilhas frescas
4 tomates sem pele e sem semente cortados em 3
1 cebola cortada em rodelas
2 cenouras cozidas
8 dentes de alho grandes inteiros e com casca
3 dentes de alho grandes cortado em laminas
100ml de creme de leite
2 colheres de sopa de manteiga
Sal e pimenta do reino moida na hora a gosto
250ml de azeite

Preparo:

Cozinhe o bacalhau até que eles estejam macios e reserve. Na mesma água cozinhe a batata, a cenoura e a ervilha. No forno pré aquecido coloque em uma assadeira , a cenoura, a ervilha (que foram cozidos), o tomatea, a cebola e os dentes de alho inteiros. Regue com azeite, sal e pimenta e deixe assar em fogo alto. Amasse a batata com o creme de leite, a manteiga, um pouco de sal e mexa até obter o purê. Em uma assadeira forrada com papel manteiga, coloque o purê em moldes de inox redondos (9cm de circunferência por 4cm de altura) até quase o final, preencha o restante com cream cheese, regue com um pouco de azeite e coloque no forno.
Coloque uma boa porção do azeite em uma frigideira com as lâminas de alho e deixe fritar um pouco até que estejam quase dourados, retire e reserve. Ponha as postas de bacalhau na frigideira, com o mesmo azeite, e deixe que dourarem de todos os lados, tenha cuidado ao virar para que que o bacalhau não desmanche. Retire tudo do forno e monte o prato como a foto. Finalize com o azeite que sobrou na frigideira, as lâminas de alho frito e a pimenta do reino.

Como todo prato com bacalhau uma delícia.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More