sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Enguia Ensopada com Arroz Branco
Não sei por qual motivo meu filho, há mais ou menos um ano, começou a pedir para que eu fizesse Enguia. Havia uns 10 anos que não fazia, ele tem 05, portanto nunca tinha comido. Deve ter visto em algum programa ou algo assim. Como não achava a verdadeira para comprar, fiz um peixe-espada, aquele todo prateado, e disse que era a tal e acho que colou... Finalmente hoje pude fazer a vontade dele e fazer a verdadeira Enguia.

Ingredientes:
1 Kg de Enguia fresca
4 Batatas médias
1 Cenoura
2 Mandioquinhas médias
1 Ramo de erva-doce
2 Dentes de alho
1 Cebola
1 Limão siciliano
Sal e pimenta do reino a gosto
1 Pimenta dedo-de-moça sem pele cortada em rodelas
1 Pimentão verde cortado em rodelas
250g de arroz
500ml de molho de tomates frescos (tem a receita no blog)
1,5 Lts de água fervente

Preparo:
Enguia:
Tempere a Enguia com sal, pimenta, o suco do limão e reserve. Em uma panela frite a cebola o alho e o pimentão. Acrescente a Enguia deixe fritar um pouco, coloque o molho de tomates , o restante dos legumes, a erva-doce e vá acrescentando água aos poucos. Deixe ferver até que todos os ingredientes estejam cozidos.
Arroz Branco:
Em uma panela coloque um fio de azeite juntamente com 1 colher de alho e deixe fritar em fogo baixo. O alho não pode ficar escuro, deixe somente murchar. Acrescente o arroz e vá mexendo sempre até ele ficar bem branco, o arroz quando compramos ele é meio transparente, é um branco esquisito, bom, sei lá. Coloque no fogo e vá mexendo sempre que que vai ficar com um branco diferente. Acrescente o dobro de água da quantidade de arroz, tampe e aguarde até que esteja cozido. Se precisar acrescente mais água.

Finalize com um pouco de erva-doce e a pimenta cortada
Esse peixe é muuuuiito bom. Se conseguirem achar façam, não vão se arrepender.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More